Atendimento
Tire todas as suas dúvidas
Este processo dura de 2 a 3 horas; Os fragmentos minerais são removidos do equipamento de cremação, colocados em uma centrífuga para redução final; Os restos cremados resultantes pesam entre 2 a 5 kg; As cinzas do ataúde, flores e roupas são integralmente consumidos pela alta temperatura (800ºC à 1.200ºC); A urna com os restos cremados é entregue à família.
É cada vez maior o número de pessoas que escolhe o serviço de cremação. Do mesmo modo, a alternativa tem deixado de ser um tabu e se mostrado um caminho importante em tempos atuais e também num futuro próximo. Com a preocupação com o espaço urbano e uma nova consciência sustentável ao redor do mundo, a prática tem sido cada vez mais procurada. No Brasil, o número de crematórios cresceu muito nos últimos 20 anos e a previsão é continuar expandindo. Hoje são mais de 150 crematórios, em todo o Brasil.
A opção pela cremação não exclui a possibilidade da família ter um local para homenagear seus familiares, como no caso do sepultamento, optando pelo Columbário ou Lóculos perpétuos. Alguns especialistas inclusive recomendam que exista um local de referência para as gerações futuras. Caso a família prefira, os restos cremados também podem ser espargidos em nosso Jardim In Memoriam.
Tem sido grande a procura pela cremação de restos mortais de pessoas já sepultadas (no mínimo 3 anos). Esta é uma alternativa frequentemente utilizada por pessoas que tenham jazigos alugados nos mais diferentes cemitérios. Após a cremação, a urna também pode permanecer no Columbário ou Lóculos.
Podemos fazer com que a nossa vontade seja seguida, independentemente da decisão da nossa família. Para isso, é recomendado que a pessoa registre em documento o desejo pela cremação. O processo é simples e deve ser registrado em cartório através dos principais documentos e três testemunhas. O documento também pode otimizar o processo e incluir o desejo pela doação de órgãos, se esta também for da vontade da pessoa. Caso não haja documento manifestando o desejo de ser cremado, o procedimento será autorizado por parentes, na presença de testemunhas, respeitando a hierarquia de cada caso. A declaração de óbito assinada por dois médicos é necessária.
É importante conversar com as pessoas que amamos sobre o que elas desejam que seja feito após a sua passagem. Sem conhecer a vontade do seu ente querido, essa decisão pode ser muito difícil para os familiares. Contudo, se por algum motivo essa decisão tiver que ser feita por você, saiba que a cremação é um procedimento milenar que visa preservar a dignidade humana e tem uma despedida respeitosa.
Qualquer pessoa pode escolher sobre qual destino dar ao seu próprio corpo, desde que siga determinados protocolos definidos em contratos. A única restrição à cremação é se houver morte violenta. Nesse caso, ela só poderá ser realizada se a família conseguir autorização judicial.
Aguardar no mínimo 24 horas do óbito; Declaração de vontade expressa em vida; Autorização de dois familiares, na ORDEM DE SUCESSÃO, para morte natural; Autorização judicial para casos de mortes violentas ou indeterminadas; Declaração de óbito firmada por dois médicos com CRM legível e causa da morte “NATURAL” e “IDENTIFICADA” ou um legista com CRM legível; No Registro de Óbito, ao invés de “será sepultado em...” será utilizada a expressão “será cremado em São João de Meriti/RJ, no Crematório Metropolitano São João Batista”.